Líder mundial no design, fabricação e manutenção de motores de aviões e helicópteros, a companhia, que é uma divisão da United Technologies Corp, vai atuar junto à brasileira Indústria de Aviação e Serviços (IAS), subcontratando vários serviços da empresa, como o de reparo de acessórios. Ambas trabalharão lado a lado inclusive geograficamente, o que foi um dos motivos de atração da Pratt & Whitney para o município mineiro.
“A cidade foi atrativa, ainda, por causa de benefícios fiscais do governo e pela localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins. Também destaco as escolas especializadas no setor, presentes em Belo Horizonte, e uma boa formação de mão de obra”, pontua o gerente geral da Pratt & Whitney, Renato Rafael.
Com a nova unidade, focada nas famílias de motores PT6A e PW200, os clientes da companhia vão poder contar com serviços de revisão mais rápidos, personalizados e econômicos, conforme pondera o gerente geral da empresa.
“Antes, era preciso enviar os motores para o Canadá, o que gerava custos com seguro, tarifas, impostos, entre outros”, frisa Renato Rafael, que acrescenta que, agora, os serviços serão feitos pelo menos na metade do tempo que eram realizados anteriormente.
“Isso também está relacionado aos custos, uma vez que os aviões ficam parados durante esse tempo. Em caso de táxis aéreos e ambulâncias aéreas, por exemplo, há um grande reflexo”, diz ele.
Atuação – A Pratt & Whitney já está há mais de 75 anos no Brasil e é a principal fornecedora de motores de aviação em geral no País. Os motores da companhia integram um vasto número de aeronaves brasileiras, comerciais, governamentais e de uso executivo, o que inclui 1.300 aeronaves com os motores PT6A e PW200. Em relação à capacidade de manutenção da nova unidade da marca em Minas Gerais, Renato Rafael afirma que as expectativas são de atender cerca de 100 motores anualmente.
O novo Centro de Revisão Geral na cidade mineira integra uma rede de atendimento já existente no País. Nessa rede estão inclusos o centro de inspeção da seção quente (HSI) e de distribuição de peças, em Sorocaba, a ABA Manutenção de Aeronaves, localizada em Barreiras, a Rico Táxi Aéreo, em Manaus, e a Helipark Manutenção, em São Paulo.
“A inauguração de nosso novo centro reforça o compromisso da Pratt & Whitney em oferecer um atendimento diferenciado aos nossos clientes, em um dos mercados mais importantes do mundo”, ressaltou, em comunicado para a imprensa, o vice-presidente de atendimento ao cliente da empresa, Satheesshkumar Kumarasingham.
Para se ter uma ideia, o vigor do Brasil é tanto nesse setor que, de acordo com Renato Rafael, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com mais motores do que a canadense, por exemplo. No Brasil, a maior concentração de aeronaves está nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Mais números – Destacando a relevância da companhia em todo o cenário mundial, o gerente geral da Pratt & Whitney relatou que a empresa fatura aproximadamente US$ 60 bilhões por ano. “Deste valor, cerca de metade vem de serviços e a outra metade de vendas de equipamentos”, diz ele, ressaltando a importância do suporte aos clientes.
Além disso, a organização conta com aproximadamente 65 mil motores em operação, sendo que cerca de 3.500 estão no Brasil.